sábado, 26 de junho de 2010

ESPANHA 2 x 1 CHILE - SUÍÇA 0 x 0 HONDURAS

Dia 14 - Estou voando e por isso perdi os 30 minutos finais da definição das últimas vagas para as oitavas-de-final.

Sequer assisti o jogo pq, no aeroporto, não há uma televisão sintonizada em canais normais, tipo Globo. É só aquela merda de: São Paulo - atrasado; Brasília - tá fudido; e por aí vai.

Mas, por incrível que pareça, acho que entende-se melhor uma partida de futebol quando ouvimos no rádio, já que nos envolvemos a cada lance. Não desviamos a atenção naquela bola que ainda está no meio-campo; ela parece quase tão emocionante quanto a que está rondado a meta do goleiro. Pelo que ouvi, ela, a bola, pouco apareceu por lá, na meta de Casillas.

O mais importante desse jogo era evitar o cruzamento (sempre no bom sentido) entre Brasil e Espanha, que acabou não acontecendo (ainda bem). Só nos veremos na final, se Felipe Melo e Gilberto Silva não derem um carrinho quando estivermos a caminho.

A Espanha, reparem, é um país criativo. Lá nasceram artistas como Dali, Picasso, Miró... Sem falar nas delícias da culinária espanhola: paella, quesos, tortilla de patata, Penélope Cruz...

Surpreende que um povo tão inteligente e sensível (veja o exemplo do zagueiro Piqué, que é muito sensível) ainda tenha aquela mania escrota de touradas. Mas, como brasileiro, não posso falar muito, já que também maltratamos esta espécie com a festa do Boi Bumbá, quando a Fafá de Belém lidera um ritual de tortura esfregando os peitos nos ouvidos dos pobres animais.

O fato é que a classificação da Espanha como primeira do grupo faz bem à Copa. Importante que as grandes seleções só se enfrentem mais pra frente.

A Fúria espanhola enfrentará Portugal. Clássico interessante. Vence quem tiver escravizado mais índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário