sábado, 3 de julho de 2010

URUGUAI 1 x 1 GANA

O Aurélio diz: Drama - (i) qualquer peça ou composição teatral; (ii) peça teatral de tom menos pesado que a tragédia, onde o cômico pode se misturar ao trágico; (iii) acontecimento patético ou comovente/sucessão de acontecimentos em que há agitação ou tumulto.

Nossa língua é ou não é maravilhosa?! A minha fica meio cortada quando como abacaxi, mas dá pro gasto.

Sempre admirei o Aurélio. O rapaz lutava judô como poucos, ganhou uma medalha olímpica pro Brasil e ainda arruma tempo pra ficar inventando significado pra todas as palavras do nosso idioma. Aliás, bem lembrado...

Sempre tive essa dúvida. Como o cara define no dicionário o que significa cada palavra? Ele tipo, inventa? E pq o que ele fala é a verdade absoluta? E se eu quiser chamar bicicleta de chocolate, não pode? Se eu escrever um dicionário, pode? Enfim, sei lá. Mas impressionante como Aurélio conseguiu definir com exatidão a palavra que melhor descreve a batalha entre Uruguai e Gana.

Torcia por um empate no tempo normal, na prorrogação, nos pênaltis e no cara ou coroa, obrigando a FIFA a classificar os dois times para a semifinal, mas não deu.

(i) a peça foi digna de um Oscar do teatro (existe isso?). A entrega dos jogadores não poderia ter sido maior e melhor. Até a Domino's, que entrega em 28 minutos, ficou com inveja;

(ii) o cômico se misturou ao trágico. Na verdade, aconteceu o contrário. Suarez saiu de campo sentindo-se a procuradora que tortura criancinhas por ter cometido um pênalti no último minuto e saiu pulando de alegria quando a bola explodiu no travessão;

(iii) agitação e tumulto. Como dizia o Rappa, corra que o tumulto está formado. Decepcionados, aqueles crioulos gigantescos foram tirar satisfação com os cabeludos no final do jogo. Sorte que aquele tiozinho do churros do Uruguai que ficava ali na Praça do Ó apareceu pra adoçar a vida de todo mundo.

Enfim, o jogo foi maravilhoso. Poucos devem ter assistido pq a ressaca moral da eliminação do Brasil não deu ânimo pra torcida. Eu mesmo, que sou mongolóide, perdi um bom pedaço pq estava no trajeto casa do Hot - minha casa. ET, telefone, minha casa. Por sorte, o pedaço que perdi era aquela borda que não tem queijo.

O Uruguai não chegava à semifinal de Copa desde setenta e poucos. Não merecia ter ficado tanto tempo longe. Parece que existe um triângulo das bermudas na fase final da Copa que faz com que os times sem tradição não cheguem na decisão do título.

Parabéns, Celeste! Pode passar no departamento pessoal pra pegar o contra-cheque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário