sexta-feira, 2 de julho de 2010

QUEM É RUIM SE DESTROI SOZINHO

Waldir Peres, Leandro, Oscar, Luizinho e Junior. Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico. Serginho e Éder.

Esta foi a Seleção Brasileira de 82, que não tive a felicidade de assistir ao vivo, aclamada até hoje como um dos melhores times de todos os tempos.

Olhando individualmente, a diferença não é absurda se compararmos à safra atual. Tirando Falcão, Junior e Zico, o que temos de material humano disponível para disputar uma Copa do Mundo, hoje, é até melhor do que os titulares de 82. Alguém discute que o Kaká joga mais que o Sócrates? Que Robinho é melhor que Éder? Que Lucio e Juan dão de dez na zaga anterior? Acho que não.

A diferença está na mentalidade. Telê Santana escalava um meio-campo com quatro jogadores que sabiam jogar. Parece redundante e óbvio, mas não é. Existem jogadores que não sabem jogar. É o caso de Felipe Melo, Gilberto Silva, Josué, Kléberson, Michel Bastos, Julio Baptista e por aí vai.

Dunga foi um desses. O meio-campo que foi campeão em 94 era recheado deles. Mauro Silva, Zinho, Raí, Mazinho. Esse time eu vi, até demais. Era horroroso. Não merecia ter vencido absolutamente nada, mas venceu. Tinha um ataque sobrenatural com Bebeto e Romário e se garantia nisso.

A derrota da seleção corajosa de Telê em 82 e a vitória dos covardes de Parreira em 94 fizeram o brasileiro acreditar nessa lenda, nesse conto, que é o "futebol de resultados".

Isso não existe. O futebol é imprevisível. Como diria o lugar comum, uma caixinha de surpresas.

Em 90, o time era parecido com o de 94 e perdeu - jogando atrás, igualzinho... Em 2002, o time de Felipão jogava bonito e ganhou. A Argentina artista de Maradona em 86 foi campeã do mundo, assim como a burocrática Alemanha de 90.

Não existe fórmula. Pode-se vencer uma Copa do Mundo jogando feio ou bonito; pra trás ou pra frente; com jogadores que sabem jogar ou não; com craques ou sem eles; com Dungas ou Telês. Pode-se vencer de qualquer forma.

É tudo uma questão de sorte, de aproveitamento. Se a bola do Baggio não tivesse subido? Se Kahn não tivesse falhado no gol do Ronaldo? Se aquela bola espírita do Ronaldinho Gaúcho não tivesse entrado contra a Inglaterra? Se Caniggia não tivesse driblado Taffarel? Se Zico não tivesse perdido o pênalti? Se, se, se...

Acontece que o "se" não joga futebol e, sabendo disso, um treinador, um time, só tem uma opção: jogar futebol.

Esse bando do Dunga não joga futebol. Tem jogadores bons? Claro que tem. Julio César (apesar da falha inaceitável no jogo de hoje), Juan, Lúcio, Maicon, Kaká e Robinho são craques. Luís Fabiano... há quem goste. A grande diferença está no meio-campo.

O pior jogador do setor naquela seleção de 82 era o Cerezo. Eu vi o cara jogar, salvo engano no Atlético-MG. Final de carreira, bigode cansado, mas jogava e muito. Lembro perfeitamente da lucidez nos passes, da cabeça erguida, da inteligência.

O meio-campo é o coração da equipe. Se for bom, seu time marca com graciosidade, na bola, sai limpo, rápido e mortal pro contra-ataque, com passes velozes e precisos. Se for ruim, marca com violência, vagaroso, demora pra levantar a cabeça, pra pensar, pra lançar. Não o faz pq não sabe. Quando faz, erra.

Felipe Melo acertou, sabe Deus como, o passe pro Robinho no primeiro gol, mas errou ao ter nascido.

É ignorante, violento, destemperado, negativo. Não traz boas energias olhar pro Felipe Melo. É uma pessoa ruim, desleal, mal caráter.

Vejo o mesmo nesse Dunga de 2010, que claramente optou pelo lado negro da força. Usa roupas caras, debocha da imprensa. Que inversão de valores, né? Um analfabeto funcional debochando de jornalistas, gente que sabe muito mais, não só das palavras, mas da vida.

"Descobriu" Felipe Melo, Michel Bastos, Afonso Alves. Fez o povo engolir suas vontades, só pra mostrar que estava certo. Não estava. Mesmo que fosse campeão, não estaria. Vencer a Copa do Mundo é um detalhe. O que fica na história é o caráter e não o título.

Dunga é o único culpado pela tristeza de milhões de pessoas, que tinham o direito de ver seus ídolos defendendo o Brasil na Copa. Ao invés disso, fomos representados por alguns filhos da puta que estavam "comprometidos" com o projeto. Felipe Melo pisando no adversário e sendo expulso quando o Brasil precisava correr atrás do resultado é a cara do tal comprometimento de Dunga.

A Seleção Brasileira é do povo, mais até do que esse país, enojado por tantos impostos, corrupção, abandono.

Nosso time é mais importante que tudo, até pq, não temos nada.

10 comentários:

  1. Boa..
    belo desabafo...

    eu repito apenas uma frase sua:

    "cagão de merda é você, Dunga."

    Era fã dele, mas apostar no mesmo erro dezenas de vezes (todas as que ele colocou esse mané do Felipe Melo em campo...)....

    Por fim, parabéns Felipe Melo, mais uma conquista para o Brasil: Primeiro gol contra do Brasil em Copa do Mundo...isso é verdade mesmo?? que Proeza!! (li em uma nota na internet, mas nao sei se é real)....

    ResponderExcluir
  2. Dunga escalou 22 sonecas e deixou 190 milhões zangados. Excelente texto.

    ResponderExcluir
  3. Leandro foi e continua sendo o melhor lateral direito de todos os tempos

    ResponderExcluir
  4. Só um comentario... Futebol eh uma caixinha de surpresas, mas alguns elementos ajudam a definir para qual lado a balança vai pesar. Nesse jogo, pra mim, o que mais faltou foi equilíbrio emocional. E apesar de tudo o que vimos do Felipe Melo, ele foi reflexo do seu comandante. Ele agiu de acordo com o padrão, assim como Robinho e Michel Bastos, que deveriam ter sido expulsos antes até do que o "meio-campista".
    Com um microfone o técnico agride verbalmente, com chuteiras os jogadores agridem fisicamente.
    Convocou errado, escalou razoavelmente, e teve muito azar. Ou terá sido ausência da sorte que pautou todas as conquistas que supostamente teve? abraços e ate a proxima copa, que iremos assistir no maraca.

    ResponderExcluir
  5. Sem contar q a casa do HOT da azar!

    ResponderExcluir
  6. Raí não sabia jogar? Ele jogou mal na copa, mas era um baita jogador. E, além da comparação ser bisonha, devido a diferença de características, o Sócrates era, sim, melhor que Kaká.

    ResponderExcluir
  7. Bacana ver tantos comentários. Valeu!

    Felipe: realmente o seu xará Melo comprometeu. Por incrível que pareça, um jogador consegue comprometer todo o meio-campo. Além do que, claro, Daniel Alves não joga no setor, mas F. Melo e G. Silva matam qualquer criatividade...

    VM: Concordo plenamente. O destampero do Dunga passa pro campo, pro ambiente. Até o Kaká se mostrou meio fora de si. Só discordo de vc quando diz que ele teve azar. A expulsão do Melo e a falta de opções no banco estavam anunciados há tempos...

    Anônimo: Vc tem razão, o Raí foi um bom jogador. Tenho uma implicância com o estilo de jogo dele pela pouca velocidade para um jogador de meio-campo, mas ele realmente não está no nível dos outros de 94 - Mazinho, Zinho, unga e Mauro Silva. Sobre o Kaká, vi Sócrates por VT, mas vi bastante. Não acho a comparação bisonha. Faziam funções parecidas com a diferença que o Kaká é o único responsável pela armação do time de Dunga. Continuo achando o atual 1000 vezes melhor que o "Doutor!", mas respeito plenamente sua opinião. Valeu pelo debate saudável. Isso aqui não é a seleção do Dunga, portanto, trata-se de uma democracia.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Tá todo mundo revoltado mesmo com esse timinho de merda... Ótimo texto! Como um time que se diz a seleção, teoricamente os "melhores do Brasil" , pode ficar emocionalmente abalado com um empate aos 20min do 2o tempo? Me diz qual é a profissão deles? PQP !!! Os caras vivem disso, de superar derrotas, de lutar em campo! Mas nem uma derrota era, o jogo empatado e o time morre... Time sem banco de reservas, mal escalado, sem os realmente melhores do Brasil convocados, com um técnico que não sabe nem se controlar, quem dirá controlar um time inteiro, arrogância e descaracterização do verdadeiro futebol brasileiro.... não poderia dar em outra coisa, até que foi longe demais !
    Tanto que o Mick Jagger foi assistir ao jogo pra crucificar logo o Brasil... hehe

    Belotti

    ResponderExcluir
  9. Pedrão...o Abedi jogava essa copa facil no lugar do felipe melo....

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Kaká melhor q Sócrates??????????? tenho certeza d q vc não viu a seleção d 82 jogar

    ResponderExcluir